Os tipos mais comuns de empresas no Brasil são:
Empresário Individual: é o empresário pessoa física que exerce profissionalmente uma atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços, sem a participação de um ou mais sócios.
Sociedade Empresária Limitada (LTDA): é a empresa com um ou mais sócios, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, que deverão desenvolver os bens e serviços especificados no contrato social. Cada sócio contribuirá com uma parte do capital social da empresa e a sua responsabilidade será de acordo com esse valor.
Sociedade Anônima (S.A.): um tipo de sociedade empresarial que se caracteriza pela divisão em ações. Nessas empresas, os sócios são denominados acionistas.
Microempreendedor Individual (MEI): é a pessoa que trabalha como pequeno empresário de forma individual. Existem algumas exigências para que o empreendedor individual possa se formalizar, incluindo um limite máximo anual de faturamento.
No momento de formalizar a sua empresa, é indispensável escolher com segurança a estrutura jurídica do seu negócio. Cada estrutura tem diferentes exigências legais e normas a serem cumpridas. Em vista disso, é muito importante conhecer a classificação e características de cada modalidade para o planejamento e sustentabilidade do negócio.
Os passos básicos incluem a escolha do tipo de empresa, obtenção de uma consulta de viabilidade, registro do contrato na Junta Comercial, obtenção do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) e registros estaduais e municipais.
Os requisitos para abrir uma empresa no Brasil variam de acordo com o tipo de empresa escolhido. Alguns deles são: