Quer participar de licitações públicas e fornecer produtos ou serviços para órgãos do governo? Cadastrar SICAF é um requisito fundamental para quem busca ampliar as oportunidades de negócios com o setor público, além de garantir mais transparência e agilidade nos processos. Neste guia, aprenda como realizar o cadastro no SICAF de forma simples e eficiente, garantindo sua habilitação para participar de licitações em todo o Brasil.
Cadastrar SICAF: como funciona?
O SICAF, ou Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores, é uma plataforma desenvolvida pelo Governo Federal para centralizar e organizar as informações de empresas interessadas em participar de licitações públicas no âmbito federal.
Empresas de todos os portes, desde grandes corporações até MEIs e pessoas físicas, podem se cadastrar no sistema. O objetivo do SICAF é agilizar o processo de habilitação em licitações, permitindo que a administração pública tenha acesso rápido aos dados dos participantes, otimizando o processo de avaliação de documentação e acelerando a participação de empresas privadas.
Cadastrar SICAF: quais os passos?
Os futuros credenciados podem se cadastrar ou atualizar sua documentação no SICAF de forma totalmente gratuita, sem a necessidade de certificado digital por token. O processo é simples:
- Primeiramente, reúna todos os documentos solicitados no Edital de Credenciamento de OCS/PSA.
- Acesse o site do Governo Federal. No canto superior direito, clique em “Entrar” e depois em “Criar sua conta no gov.br”. Escolha a opção “Número do CPF” (ou outra de sua preferência) e preencha as informações solicitadas.
- Uma vez que você concluiu o cadastro, retorne ao site do Governo Federal. Clique em “Entrar”, insira seu CPF e senha. No menu principal, vá em “Privacidade” e depois em “Gerenciar lista de selos de confiança”. Autorize e escolha o Selo de Confiabilidade PRATA de seu banco ou o Selo OURO, conforme preferir.
- Após associar o Selo de Confiabilidade à sua conta, acesse o site de Compras do Governo Federal (https://www.gov.br/compras/pt-br). Role a página para baixo, clique em “SICAF” e depois em “Acessar o SICAF”. Selecione o botão azul “Entrar Com Gov.br”, insira seu CPF e senha do Gov.br, e em seguida siga as instruções na aba “Cadastro” do SICAF para completar os diferentes níveis de registro.
Mantendo e atualizando o cadastro
Após o cadastro no SICAF , é preciso manter os dados atualizados para garantir a participação contínua em licitações sem complicações. Em seguida, veja algumas dicas para manter seu cadastro em dia:
- Revisão Constante: Faça revisões periódicas das informações cadastradas, especialmente antes de concorrer em novas licitações, atualizando documentos vencidos e adicionando novas certidões.
- Atualizações Imediatas: Sempre que houver mudanças importantes, como alteração de contrato social, endereço ou dados financeiros, atualize o cadastro no SICAF imediatamente.
- Renovação do CRC: O Certificado de Registro Cadastral (CRC) tem validade anual. Verifique sua data de vencimento e providencie a renovação com antecedência para evitar interrupções.
Precisa de ajuda?
Se você está planejando fazer o cadastro no SICAF e quer garantir que todo o processo seja feito de forma correta e eficiente, contar com o suporte de uma contabilidade especializada pode ser a chave para o sucesso.
Na Open Serviços Paralegais, auxiliamos empresas na organização e preparação dos documentos necessários para que seu cadastro seja aprovado sem complicações.
Entre em contato conosco e aproveite ao máximo as oportunidades de negócios com o setor público! Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos como este.