Se você atua no segmento de Direito e deseja ter CNPJ para advogado individual em SP, saiba que esta é a melhor forma para abrir um escritório. Essencial para formalizar a atuação e emitir notas fiscais pelos serviços jurídicos, obter um CNPJ é parte indispensável na carreira de novos profissionais do Direito.
No presente artigo, você entende melhor como conseguir o CNPJ para advogado individual em SP e quais os benefícios que estão associados a esse cadastro.
Como solicitar o CNPJ para advogado individual em SP?
Para solicitar CNPJ para advogado individual em SP, siga os passos abaixo:
1. Realize o registro na OAB
A fim de solicitar um CNPJ para advogado individual em SP, antes de mais nada, é essencial que o profissional esteja devidamente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Caso não esteja inscrito, é necessário obter tal cadastro antes de qualquer outro passo de abertura do escritório.
Veja as principais etapas para a efetivação da abertura de CNPJ seguindo o registro da OAB:
- Efetue as inscrições: Certifique-se de inscrever o profissional e os sócios (se houver) na OAB;
- Crie o Contrato Social: Em conformidade com as regras da Ordem, este documento inclui os dados necessários para a autorização de abertura do CNPJ;
- Encaminhe o documento: Em seguida, comece o processo na Seccional da OAB do seu Estado pelo envio da documentação e pagamento de taxas de serviço;
- Solicite o CNPJ: Estritamente após a liberação da OAB, solicite o CNPJ junto à Receita Federal.
- Realize os procedimentos municipais: Por fim, ao concretizar a abertura de CNPJ, execute os processos municipais estipulados de acordo com a cidade onde a empresa se encontra.
2. Defina o tipo de sociedade
Advogados que atuam individualmente podem, sobretudo, constituir uma Sociedade Unipessoal de Advocacia. Esse tipo de empresa deve aderir ao Simples Nacional, tendo como teto de faturamento o montante de R$4.8 milhões.
Com efeito de manter o escritório em dia com as responsabilidades impostas pelo Simples, indica-se o acompanhamento de uma equipe especializada em contabilidade.
3. Faça a inscrição municipal e obtenha o alvará de funcionamento
Por fim, é necessário fazer a inscrição municipal na Prefeitura de São Paulo com o intuito de ter um CNPJ para advogado individual em SP. Bastante prática, a inscrição pode ser feita de forma virtual.
Em seguida, se for do interesse do advogado ter um espaço físico para sua atuação, basta obter um alvará de funcionamento.
Benefícios de ter o CNPJ para advogado em SP
A conquista de CNPJ para advogado individual em SP vem com uma série de benefícios para o profissional do Direito. Dentre eles:
- Maior credibilidade no mercado: Com um CNPJ, o advogado projeta uma imagem de maior profissionalismo e seriedade. Além disso, muitos clientes e empresas só podem realizar contratações de profissionais dotados de CNPJ;
- Acesso a linhas de crédito: Profissionais do direito com CNPJ podem recorrer a linhas de crédito empresariais, com melhores condições de juros e pagamentos;
- Emissão de notas fiscais: A emissão de notas fiscais formaliza a prestação do serviço e dá maior segurança jurídica para a atuação do profissional.
Quer ajuda com a abertura de CNPJ?
Se você não possui um CNPJ para advogado individual em SP e deseja começar a atuar, conheça os serviços da Open Paralegal. Nossa equipe de contadores oferece todo o apoio necessário para abertura de empresas.
Clique aqui e entre em contato com um especialista.